Quantas sessões para avaliação neuropsicológica?
19/01/2023
O número de sessões necessárias para uma avaliação neuropsicológica pode variar dependendo da complexidade da condição e do objetivo da avaliação. Em alguns casos, uma avaliação pode ser concluída em apenas uma sessão, enquanto em outros casos pode ser necessário várias sessões para coletar informações suficientes.
Geralmente, a avaliação neuropsicológica é dividida em duas fases:
- A fase inicial que consiste em uma entrevista clínica, onde o profissional vai coletar informações sobre o histórico médico, acadêmico, laboral e social do paciente, bem como sobre os sintomas e queixas atuais. Isso pode ser feito em uma ou duas sessões.
- A fase seguinte é a avaliação propriamente dita, onde o paciente é submetido a testes cognitivos e neuropsicológicos que medem as habilidades cognitivas como memória, atenção, linguagem, etc. Isso pode ser feito em uma ou mais sessões dependendo da necessidade.
Em geral, é esperado que uma avaliação neuropsicológica completa possa ser concluída em até dez sessões, mas isso pode variar dependendo das necessidades e das características do paciente.